O Bronzeamento Natural é Seguro?

A grande preocupação de todas as bronzeadoras (ou da maioria delas) é com relação à segurança da cliente que passa pelo processo de bronzeamento.

Assim como muitas mulheres até evitam de ir à espaços de bronzeamento com medo de terem resultados não muito agradáveis, como o reportado na notícia abaixo:

bronzeamento natural seguro

A notícia é antiga (2011), mas os casos de queimaduras e de outras complicações são muito frequentes. Infelizmente!

Apesar disso eu posso garantir com todas as letras:

O BRONZEAMENTO NATURAL É SEGURO!

Ele só não é seguro se feito de maneira errada. Como qualquer outro tipo de serviço que você prestar ou contratar.

Do padeiro ao piloto de avião, da cabeleireira à babá do seu filho, TODOS podem trazer consequências terríveis para você caso cometam alguns erros básicos referentes às suas respectivas profissões e responsabilidades.

Não é diferente na nossa área.

Existe algumas regras tão simples e tão básicas do bronzeamento natural que devem ser respeitadas e que muitas vezes são ignoradas por três motivos:

  • Imperícia
  • Imprudência
  • Negligência

Pois é, bem parecido com o que a gente vê na autoescola, e que também é muito estudado em cursos de enfermagem, segurança do trabalho, etc.

Basicamente: Falta de conhecimento, irresponsabilidade e desleixo.

Nesse vídeo eu comento um pouco sobre quando o bronzeamento natural dá errado:

 

Agora entrando nos detalhes, nesse post eu separo 6 pontos FUNDAMENTAIS para não ter problemas com relação a queimaduras ou outras complicações durante ou após o bronze.

Você vai ver como é EXTREMAMENTE SIMPLES evitar os maiores problemas do bronzeamento natural!

1 – Tipos de pele

A pigmentação da pele da cliente tem total influência no resultado do bronzeamento.

Existe uma tabela classificatória de tipos de pele, criada por Fitzpatrick e utilizada até hoje para mensurar o fator de proteção solar (FPS) mínimo de cada pele.

Os tipos de pele seguem um padrão no bronzeamento:

“Mas para quê saber tudo isso, Sil? “

Simplesmente para você ter uma noção de que as clientes são diferentes umas das outras, e que cada tipo deve ter um atendimento especial com relação ao tempo de sessão e aos horários.

Sabendo que as clientes de pele tipo I e II tem grande chance de sair queimada do seu espaço, você deve agir.

Nesse caso é recomendado marcar as sessões no primeiro ou no último horário, reduzir o tempo de exposição e aumentar a atenção durante todo o processo.

2 – Horários

clock-650753_960_720

Muito se fala sobre a questão dos horários do bronzeamento. Existe um limite de segurança para exposição ao sol que todas estamos acostumadas a ouvir: das 7 às 10 e após as 16.

É uma questão bem complicada de se falar.

Quem faz bronzeamento sabe que existe atendimento fora desse horário. O problema na verdade não está no horário, está na resistência da pele que se expõe.

Não se pode atender uma cliente de pele clara (Tipos I e II) ou mesmo as morenas (III e IV) que estejam nas primeiras sessões fora dessa faixa de segurança, pois uma hora ou outra você terá problemas.

É realmente um fator limitante, mas não tanto.

Imagine que com 5 macas você consegue atender até 15 clientes por dia mesmo com esse limite de horários, o que pode te dar em um único dia mais de mil reais, dependendo do valor cobrado na sua região.

Então a dica é RESPEITAR.

No curso Personal Bronze de Sucesso eu ensino detalhadamente como cada tipo de pele deve ser atendida.

3 – Verificações

As verificações são um conjunto de cuidados e precauções que devem ser tomados para se evitar qualquer tipo de problema.

A começar pela necessidade de a cliente estar com a saúde em dia e dentro dos requisitos mínimos para que ela possa passar pelo processo de bronzeamento.

Muitos fatores são levados em conta:checklist-1402461_960_720

  • Alimentação
  • Doenças de pele
  • Uso de medicamentos
  • Passagem por outros procedimentos estéticos
  • Cirurgias
  • Tatuagens, etc.

Todos esses fatores são verificados em uma ficha de anamnese que você deve fornecer à cliente antes do atendimento, e que vai garantir o bronzeamento seguro.

Em conjunto com a ficha de anamnese você também solicita a assinatura de um termo de responsabilidade, onde a cliente assume que todas as informações que ela colocou ali são verdadeiras.

Obs: Esse tema é tão importante que ganhou um módulo exclusivo com 7 aulas no curso PBS (Módulo 2).

Estando tudo ok, você pode atendê-la normalmente, sem medo.

4 – Produtos

Na procura de sair em vantagem com relação à concorrência, muitas bronzeadoras apelam para produtos caseiros, feitos sem o mínimo controle e que podem trazer muitos riscos para as suas clientes.

Mesmo cientes do perigo, algumas continuam a usar esses produtos, pois realmente os resultados são diferenciados.

É o mesmo que você comprar tarja preta para emagrecer sem receita: Você vai emagrecer mesmo, mas os riscos por trás daquilo são enormes e justamente por esse motivo eles são proibidos nessa situação.

Existem basicamente 3 motivos para uma bronzeadora passar longe das famosas “misturinhas”:

  1. Você vai queimar a sua cliente
  2. Você vai “se queimar”
  3. Você vai “queimar a profissão”

Certamente você terá grandes problemas, como no caso da matéria da introdução, foram achados inúmeros produtos sem nenhuma identificação naquele espaço de bronzeamento.

Qual a consequência?

  1. A bronzeadora acabou prejudicando a menina, que teve seu dia de Natal e sua semana completamente estragada.
  1. Ela acabou se prejudicando também, pois naquele momento o seu salão foi fechado e ela foi multada.

E caso tenha aberto outro bronze em algum momento, com certeza teve que recomeçar sem as suas clientes e com uma dificuldade muito maior do que qualquer nova bronzeadora.

  1. Acabou gerando uma ENORME desconfiança em todas as pessoas com relação ao bronzeamento natural. É só dar uma olhada nos comentários das matérias desses casos.

Isso acaba prejudicando todas nós bronzeadoras, pois além de aumentar a desconfiança, as exigências e taxas para funcionamento do espaço também crescem a cada caso noticiado.

Então SEMPRE use produtos autorizados pela Anvisa.

Aqui eu falo um pouco mais sobre a minha opinião quanto ao uso de produtos caseiros no bronzeamento natural:

5 – Atenção

exclamation-point-1421016_960_720

A atenção empregada por você e suas assistentes à cliente durante o bronzeamento pode fazer toda a diferença entre uma linda marquinha ou uma grande dor de cabeça com o resultado final.

É essencial sempre estar avaliando a cliente e tirando o máximo de informações sobre como ela está se sentindo.

Dê água e molhe a cliente com muita frequência.

Não deixe de passar protetor solar no rosto e nas áreas íntimas cobertas pelo esparadrapo.

Você pode passar também o protetor em áreas mais sensíveis como coxa, barriga, braço e tórax dependendo da pele da cliente, do horário e da quantidade de sessões que ela já passou.

O momento em que a cliente sai da maca, ou da cadeira, deve receber atenção especial.

É comum nossa pressão baixar quando nos submetemos a um longo período de repouso. Ao nos levantarmos rapidamente, o sangue pode não chegar ao cérebro em tempo suficiente, e quando isso acontece, nós desmaiamos.

Então mantenha-se atenta, sempre ao lado da cliente e procurando fazer com que ela levante com cuidado e devagar.

6 – Acompanhamento

O acompanhamento é o pós-bronze.

Informe como ela deve se proteger, apontando as formas corretas de uso do protetor solar, indicando cremes pós sol e hidratantes, ressaltando a importância da hidratação e muitas outras dicas que merecem um post exclusivo.

Mantenha-se sempre presente para as suas clientes, entre em contatos com elas à noite ou nos dias seguintes, em especial as novas clientes e as de pele mais clara.

Vez ou outra alguma cliente sua vai sair um pouco desconfortável do bronze, é normal, assim como se ela tivesse ficado sob o sol na praia.

A diferença é que no seu bronze é mais seguro e isso vai acontecer bem menos do que na praia.

E o que você deve fazer quando isso acontecer é se mostrar presente e realmente ajudar ela a minimizar aquele problema de forma mais eficiente possível.

Tenha no seu espaço de bronzeamento além de muito protetor solar, cremes pós sol e hidratantes para passar naquelas clientes que você perceber que podem ter algum desconforto mais tarde.

Respondido: O Bronzeamento Natural é Realmente Seguro!

yes-1426596_960_720

Viu como é simples? Não tem como errar se você seguir essas simples regras.

Além disso, é muito importante o seu espaço estar sempre de acordo com as normas do seu município e também respeitando todas as exigências da Vigilância Sanitária.

Tudo o que você precisa para trabalhar com bronzeamento natural de forma segura está detalhadamente explicado dentro do Curso Personal Bronze de Sucesso. Clique aqui e dá uma conferida!

Ainda ficou com alguma dúvida? Ou tem alguma sugestão de assunto para ser tratado aqui no blog?

Deixe aqui nos comentários que eu vou te responder!

Se você achou esse conteúdo relevante compartilhe com as suas amigas. Elas podem gostar também!

O blog é voltado para quem trabalha com bronzeamento, mas também tem muita informação útil para as clientes de bronze.

Então até o próximo post! Beijos!!

 

BAIXE AGORA

E-book GRATUITO: “Como Ganhar Muito Dinheiro com Bronzeamento Natural em 10 Passos”

 

 

 

7 Comments


  1. OLa, boa noite, Me tire uma duvida. Com relação a mulheres mais claras, existe algum produto que possa ser usado somente nelas autorizados pela anvisa: o protetor nas partes intimas não descola o esparadrapo

    Reply

    1. Oi Carol,
      Não há necessidade de usar produtos específicos para pele clara, pois o que vale mesmo, tanto para o resultado quanto para a segurança, é o tempo que cada pele vai ficar exposta.
      Mas existem algumas marcas que fabricam as parafinas de pele clara e de pele escura, como a Luana toledo, então você pode optar por usar as parafinas para cada tipo de pele.
      E o protetor que você diz é o solar? Se sim, não tem nenhum problema desse tipo. Algumas vezes a fita plástica pode descolar caso você passe muuuuita parafina, caso contrario não descola.

      Reply

  2. Quem fez reconstrução mamaria pode fazer bronzeamento?

    Reply

  3. Posso passar somente a parafina urucum na pele ou tenho que misturar outro bronzeador em forma de creme? Ah tbm posso passar o protetor solar em todo o corpo e depois a parafina oi não precisa ? Bjos

    Reply

    1. Oi Janaína
      Existem inúmeras combinações de produtos no mercado
      Mas como já diz o ditado: menos é mais
      Eu uso apenas a parafina!
      Em alguns casos, como nas peles mais escuras e clientes antigas, eu acrescento um óleo acelerador e um creme fixador
      O protetor é de acordo com a resistência da pele da cliente e deve ser passado antes da sessão, mas beeeeem misturado na pele para não manchar depois

      Reply

  4. Boa tarde silmara
    Um beijao adoro seus videos e suas dicas..

    E normal num bronzeamento a parte de baixo depois depois de um dia a marquinha sumi, porque fiz a de cima ta tudo ok ja a de baixo nao aparece nada.

    Reply

  5. Oi silmara posso misturar parafina para pele escura com a parafina para pele clara, no caso a mistura seria para uma pele tipo 3?

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *